quarta-feira, 3 de novembro de 2010

AS RECEITAS SGSC

As receitas devem ficar por minha conta, apesar de Dora e Marcela também serem ótimas cozinheiras. É que, como estou tentando há bastante tempo tirar o glúten e a caseína da alimentação da Aninha, fica mais fácil para mim. Mas podem ter certeza que elas contribuirão com muitas receitas.
A princípio, quando resolvi seguir essa dieta, fiquei meio desesperada. Adoro tudo que tenha farinha, queijo e creme de leite! Mas agora, já me adaptei bem. Estou começando a conseguir driblar a falta dos dois.
Acho que o principal nessa dieta e ter em mente que o importante é comer COMIDA. Como antigamente. Tudo o mais simples e natural possível.
Infelizmente, os produtos SGSC que achamos para comprar, são muito caros. Isso os inviabiliza para muitas pessoas. Por isso, além de procurarmos constantemente informações de “onde” e “o quê” pode ser comprado, estaremos também testando receitas que possam ser feitas em casa, por um custo bem menor e logicamente, sem necessidade de nenhum conservante.
Nas minhas pesquisas da dieta SGSC, tenho esbarrado constantemente com mais 2 produtos, que frequentemente são associados aos sintomas de autismo: glutamato monossódico e aspartame.
Pelo sim, pelo não, não compro mais tempero pronto, nem mesmo caldos, snacks e outros, que são ricos em glutamato. Quanto ao aspartame, já o deixei de lado e voltei para o açúcar.
Não tentem trocar tudo de uma vez!  Vamos aos poucos.
Para começar, uma receita de pão de cenoura que pode ser feita no microondas. Em poucos minutos vocês terão um pão fofinho e saboroso! É muito difícil fazer um pão fofinho SGSC, mas a cenoura dá a esse pão uma textura deliciosa!
Confiram na "Receitas".

É a 3ª vez que faço esse pão.
Dessa vez ele ficou perfeito! Não cresceu mais nas beiradas, como sempre acontece. Tirei fotos, mas perdi o cabo e não pude passá-las para o computador. Depois mostro.

Por favor meninas, sejam "santas", não "antas". Antes de começar a receita vejam se têm todos os ingredientes. Ter as medidas padrão também ajuda muito! Estou falando isso porque noutro dia comecei a fazer esse pão e vi que não tinha açúcar! Saí para comprar, voltei e vi que também não tinha óleo! Mais anta impossível. Marcela também passou uma tarde fazendo bolos e cookies e só depois se lembrou que estava de dieta sem glúten...
Outra coisa, quando usamos o microondas é normal cobrir as partes do alimento que assam primeiro ,com papel alumínio, para deixar as outras acabarem de assar. Eu coloco papel manteiga, por baixo, porque DETESTO usar alumínio. Só cozinho com utensílios de aço, pedra ou vidro.
Espero que gostem. Se quiserem podem dividir a massa em canecas e fazer pão de caneca!

Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário