segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Como é difícil resistir e como é necessário ser firme.

Ana adorava leite com Toddy. Substituí o leite pelo leite de soja e o Toddy pelo chocolate em pó da Nestlé.
Mas tem dias que morro de pena. Ela me pede Toddy com tanta vontade...
Aí, lógico, tive um "momento anta". Eu a vi pegando um pouquinho de leite, 1/2 copo, e misturando com Sucrilhos de chocolate. Ela estava tão feliz com seu achado e com sua independência, que não tive coragem de interromper.
Comeu tudo rápidinho, com medo que eu acabasse com sua festa. Na hora não aconteceu nada e até pensei -"Um pouquinho não faz mal."
Mas logo depois, começou a ficar inquieta, falando que estava doente. Pediu para tomar banho e continuou falando que estava doente. Depois, outro banho...
Só melhorou depois que vomitou tudo que tinha comido. Na mesma hora ficou ótima.
Se às vezes eu ficava com dó de tirar tanta coisa de que ela gosta da alimentação dela, agora não resta dúvida, não posso abrir nenhuma exceção.
Muita gente me fala: " Mas ela sempre tomou muito leite e nunca vomitou assim, quem garante que a culpa é do leite?"
Primeiro, aqui entre nós, esse foi o 3º deslize. E todas as vezes aconteceu o mesmo. Está mais do que provado que o leite faz mal a ela.
Segundo, me lembrei da fábula do sapo na água quente. Se vc coloca o sapo na água fria e vai esquentando a água, ele morre sem perceber. Se vc o joga na água fervendo, ele pula fora correndo.
Acho que pode acontecer o mesmo com algumas crianças. Vão se envenenando com doses homeopáticas de toxinas. Quando param, o corpo começa a reagir e a reconhecê-las. E se voltam a consumí-las, o corpo dá o sinal de perigo na hora.
É difícil resistir ao sorriso da Ana, principalmente porque ela não percebe qual a razão da minha atitude. Mas espero que por causa dessas atitudes, algum dia ela possa entender muito mais coisas.
Bem depois disso, lógico que fui correndo procurar receitas de coisas de que ela goste, para nunca mais ficar sem opções gostosas em casa.
A primeira foi a adaptação de uma receita de pão de queijo que um amigo me deu. É deliciosa e colocando um pouco mais de temperos para substituir o sabor do queijo, ficou um Falso Pão de Queijo perfeito!
Ana e Marcela adoraram.
Para matar a vontade de comer Toddys e Danettes, fiz um marsmallow que depois misturei com chocolate sem glúten e sem leite, derretido, da QOY. Ana também adorou. Com pedaços de banana e castanha de cajú, ficou melhor ainda!

Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário