quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Mais forte do que palavras

Gente,
Ontem chegaram uns livros que eu tinha comprado em setembro, pela Amazon.com. Demoraram mas chegaram.
Um dos livros que comprei foi o da Jenny McCarthy, Louder than Words. Eu falei sobre ela na página A História da Ana e do Santa.
Comecei a lê-lo ontem à tarde, e não consegui parar, até acabar.
Ela conta sua história, desde quando começaram os problemas com seu filho: o susto da primeira crise epiléptica, a romaria por médicos que nunca explicam nada, a demora por um diagnóstico, o diagnóstico, o desespero, a solidão dentro do casamento, as noites sem dormir, a procura por alguma saída, as boas notícias, a solidariedade, os remédios, o medo dos efeitos dos remédios, os tratamentos, a dieta, a decepção com a atitude das pessoas em relação ao comportamento do filho, a falta de vida própria, e tudo o mais que quem tem uma criança especial já conhece tão bem, em maior ou menor grau.
Mas ela é uma mulher incrível, que nunca desiste, está sempre buscando. O livro tem um final feliz, com a grande melhora alcançada por Evan e a retomada da vida própria com um novo companheiro, ninguém menos que Jim Carey, num relacionamento que durou cinco anos.
Já passei o livro para Marcela ler também e estamos listando tudo que ela fez e achou que deu resultado, para podermos conversar com as neurologistas de Ana, e ver o que pode ser aplicado a ela. Pois, como bem sabemos, o que funciona para uma criança, pode não funcionar para outra. O que não podemos é desistir.
O livro tem passagens lindas, como quando lhe perguntam se o seu filho é afetivo, se demonstra amor e antes de responder ela fica pensando que gostaria de falar que sim, que ele demonstrava amor todo o tempo, mas que ela não podia, pois ela não ganhava esse amor físico que a maioria das mães ganham. Mas ao mesmo tempo ela pensa que não precisa disso, por que amor é energia e ela sente isso. O amor de seu filho é mais forte do que palavras e ela seria capaz de ler sua mente e sentir uma ligação de amor que poderia ser sentida por todo o universo. E então ela responde: "Ele mostra amor? Ele é amor. E eu sinto isso a cada dia "
Lindo não? É o que eu sinto com o abraço da Ana. Algumas vezes na escola, as pessoas a vêm abraçando a Silvia e me perguntam: Ela estava viajando, não via a irmã há muito tempo? Eu respondo que não e penso: O abraço dela é assim, a gente sente todo o amor do Universo.

Beijos

Cristina




Título
Louder Than Words: A Mother's Journey in Healing Autism
Autor
Editora
Dutton, 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário