terça-feira, 23 de novembro de 2010

Progressos da terapia

Para avaliar os avanços alcançados na minha terapia, uso vários métodos. Para alguns pacientes, avalio com testes específicos, para outros, com a observação da escrita/leitura, e para outros com a avaliação do desenho livre.

O que poucas pessoas sabem é que o desenho, quando feito de forma livre e espontânea, diz muito sobre o estado de desenvolvimento mental da criança!  Quando ela desenha uma coisa, qualquer que seja ela, ela está colocando, transpassando o sentido que ela mesma possui sobre o que desenha!

Por exemplo, no desenho abaixo a criança criou um individuo bastante parecido com a realidade: com olhos, nariz e boca equilibrados, presença de corpo e de pés. Isso me mostra que essa criança está começando a perceber-se como individuo, a enxergar o outro como inteiro e íntegro. Um pouco complexo, mas nada que Piaget não possa explicar certinho em seus estudos. 




Há 3 meses e meio atrás, olha só como era o desenho dessa mesma criança:




Após a análise, fica nítido a melhora da paciente em relaçao a sua identificação, a sua relação com o outro, a percepçao visual mais aguçada. Os traçados sem linha e sentido de antes foram substituídos por formas com sentido e lógico, evidanciando melhor organização espacial e mental. Seu controle motor fino também amadureceu, possibilitando os traçados circulares e equilibrados!
SUCESSO, SUCESSO, SUCESSO!
Alguns significados de alguns desenhos:
Árvore: Refere-se ao físico, emocional e intelectual da criança, Quando o tronco da árvore é alto e largo, revela que seu filho tem muita força na superação dos problemas. Quando o tronco for pequeno e estreito, revela vulnerabilidade às complicações.Se houver excesso de folhas, a criança tem grande ocupações talvez em excesso. Se houver poucas folhas, e galhos a criança está triste.
Casa: Desenho de uma casa grande, demonstra grande emotividade, se for uma casa pequenina seu filho demonstra que é uma criança retraída.
Barco: Desenhar barco significa que a criança adapta-se facilmente a imprevistos. Barcos grandes, revela que seu filho não gosta de mudanças e aprecia ter controlo da situação, se for barco pequeno seu filho é sensível, e tem grande intuição.
Flores: desenhar flores significa que seu filho é uma criança alegre e feliz.


Entao, estimular o desenho da criança e trabalhar seu controle motor é de muita importância para acompanhar seu desenvolvimento. Outro dia passo por aqui dando dica de como fazer isso, ok?

Um beijo,
Marcela

Nenhum comentário:

Postar um comentário