sábado, 27 de novembro de 2010

Terapia - Alfabetização

Ok.... seu filho possui Transtorno Invasivo de Desenvolvimento e então apresenta uma grande dificuldade no processo de alfabetização. 


Existem muitas coisas que podem ser feitas, a principal é acreditar que ele tem potencial para aprender, é preciso saber que ele enxerga o mundo de forma diferente, mas vive no nosso próprio mundo, e cabe a nós não deixá-lo ficar fora da escola e privado do convívio social.

Em casa, você pode potencializar as atividades pedagógicas de seu filho, com atividades bem simples e divertidas.

Nas terapias com alguns dos meus pacientes (que tem em média 50 minutos de duração) reservo aproximadamente 15 minutos para a alfabetização. O primeiro passo trabalhar a identificação das letras e depois ensinar como escreve-las.

Olha só que idéia legal:

  1. Pegue lápis de cor de cores variadas, fichas com as letras e um papel branco.

     2. Vá direcionando o exercício de forma que a criança tenha que diferenciar as cores, escrever, experimentar os movimentos do desenho. Se houver dificuldade, faça a letra pontilhada e peça para ele completar!


      3.  Para tornar o exercício ainda mais completo, aproveite para treinar o controle motor fino, usando a tesoura e podendo ainda fazer colagens depois.



   Com o tempo e com a prática, a criança aprende todo o abecedário e já podemos passar para o próximo passo: a formação das palavras!



Nenhum comentário:

Postar um comentário