domingo, 12 de dezembro de 2010

Diversificando na terapia com Autismo


Sexta feira aqui em Bh estava  SUPER quente, uma dia lindo, com NENHUMA nuvem no céu. Propus então fazer a terapia com umas das minhas pacientes em um ambiente diferente, ao ar livre. Fomos ao clube em que nós duas somos sócias, e vocês não podem acreditar no sucesso que foi.

A terapia foi dividida em dois momentos: o de atividade pedagógicas (era dia de trabalhar controle motor fino) e depois era hora de brincar, se divertir.

Não consigo achar palavras para descrever a alegria da Aninha ao entrar na piscina. Foi logo tirando o roupão e se jogou na água. Fez amizades rápido – expliquei para as suas novas “amigas”que a Ana era especial e que precisaria de ajuda para brincar – e foi lindo ver crianças interagindo e ajudando.

Nesse momento, pude trabalhar (sem que a paciente ao menos percebesse) a socialização, as regras sociais, as falas cotidianas, regras de conversação....

Esses momentos externos dentro de uma terapia são extremamente importantes. Aprendi isso em um curso que fiz sobre Alfabetização em Crianças especiais. Para que ocorra aprendizagem tem que ter 3 elementos: atenção, motivação, e assimilação.

Nós, terapeutas, que estamos em contato com nosso paciente diariamente, temos que criar coisas novas, trabalhar em ambientes diferentes, propor atividades diversas – é isso que vai fazer o paciente se motivar e aumentar o tempo de atenção na atividade, e conseqüentemente aumentar a capacidade de aprendizagem.

Não fique presa à sala do seu consultório, nem ao quarto do seu paciente.

Inove. Seja criativa.

Com carinho,
Fga. Marcela Eiras

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