domingo, 19 de dezembro de 2010

Organizando nosso tempo

O tempo é um dos bens mais preciosos que possuímos. Se possuímos saúde (para podermos ficar ativos no tempo útil do dia), vontade (para aplicar o que queremos) e administração de tempo (para equalizar tudo que nos cerca), nada mais é necessário, pois todos os demais elementos são conseqüências.
Existem várias maneiras de ganhar tempo, depende de cada um encontrá-las e administrá-las. Mas nada impede de seguir um guia, de tarefas que envolvem todas as pessoas. Uma das principais referências é o artigo How to have a 36 hour day, do Zaadz. Porém, eu já parei com a prática e descobri que não é necessário todo aquele extremismo. É possível ganhar muito tempo com a otimização das tarefas corriqueiras.

Os nove itens “sagrados” para o ganho de tempo diário estão explicados a seguir:

1) Sono 

a) Otimize o seu sono, saiba quantas horas por dia você precisa dormir, e durma e acorde sempre no mesmo horário.
acorde todos os dias no mesmo horário, não importa se você dormiu 20 horas ou 5 da manhã, mas mantenha o mesmo horário para acordar. Com o tempo você e seu corpo acostumam, e você poderá se organizar perfeitamente, sabendo que estará em hora.
c) Faça do seu quarto uma caverna escura e quieta, só assim você poderá descansar de verdade.

b) Se não puder dormir no horário que você planejou,

2) Refeições

Alimente-se de modo saudável, e procure não ficar comendo mais que o necessário (sensação de “estou pesado”), isso atrapalha o seu rendimento em todo o decorrer do dia, e o pior, na hora de dormir.

3) Multi-tarefas

Procure fazer mais em menos tempo. Não que isso venha a resumir “faça rápido e de mal jeito”. A técnica consiste em otimizar tarefas que não consomem tanta atividade mental, em paralelo com outras. Por exemplo: se você tem ligações a fazer e também precisa lavar louça, faça ambas juntas, já que lavar a louça é uma atividade “sem pensamento”, e assim, suas mãos ficam nas louças e seu pensamento no telefone.

4) Organize-se

Um dos itens mais importantes. Sem organização, não existe tempo e dificilmente conclusões bem sucedidas. Uma vez que você organizou seu sono, poderá organizar suas tarefas e compromissos em harmonia, já que seu horário será linear. Comece a se organizar por tarefas pequenas (como as domésticas) e vá extendendo para tudo que você faz. Hoje em dia um dos seus melhores amigos é o computador. 

5) Melhore sua velocidade de digitação

Passamos a maior parte do tempo na frente do computador, lendo e escrevendo. Por isso, uma das primeiras atividades que aprendemos é ficarmos rápidos no mouse, o que é feito sem problemas. Mas, a outra, e mais fundamental é ser rápido na digitação. Quanto mais rápido e menos vezes você olha para baixo, mais tempo ganho e mais atividades simultâneas são feitas. Uma das formas mais tradicionais de melhorar é pegar um artigo de periódico ou páginas de um livro e digitá-los. Tente focar sua visão no texto e não olhar para o teclado.

6) Corte a televisão pela metade

Eu particularmente nem assisto televisão, porque prefiro me informar pela internet, ou quando se trata de filmes, alugo ou vou ao cinema. Mas, se você assiste, procure não ficar muito tempo, ou “viciado”. Como é algo que não requer esforço mental para entender, o tempo passa muito mais rápido que quando lendo uma informação, por exemplo. Procure assistir apenas em horários pré-definidos e que não atropele outros compromissos.

7) Use a ajuda de outros

Se você tiver amigos, família, etc que podem lhe ajudar em algo, não hesite em pedir. Todos gostam de ajudar, quando se tem um envolvimento (amizade por exemplo), e assim, o esforço e tempo a ser investido na tarefa, pode ser reduzido drasticamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário