segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Alfatebização e Autismo

Alfabetizar crianças com Autismo é uma tarefa bem dificil! Lidamos com vários fatores dificultadores, como: dificuldade de atenção, alteração de controle motor, mudança de humor repentina, necessidade de estar sempre em movimento...

Já fiz VÁRIOS cursos sobre o tema e uma das coisa mais importantes que eu aprendi é: usar sua imaginação e levar em consideração as preferencias da criança!

Como exemplo, tenho um paciente que ADORA animais. Ele é completamente fascinado por todos os bichos, e qualquer material que eu levo desse tema é sucesso garantido!
Sendo assim, casei sua paixão por animais com os adesivos, e foi sucesso garantido!


O exercício foi o seguinte:
ele escolhia qual animal queria (dentre uma cartela de adevisos), ele mesmo colava (ótima forma de trabalhar controle motor fino e orientação espacial), e eu fazia as letras pontilhadas! Ele passava a caneta por cima, repetindo junto comigo qual era a letra!
SUCESSO TOTAL!

ps: Percebam que a galinha está escrito errado! Esse paciente sempre que lê LI troca por H! Essa é mais uma forma de eu avaliar suas trocas e poder trabalha-las!

Um comentário:

  1. Ótima dica, obrigada por partilhar!
    Mas, eu gostaria de tirar uma dúvida...meu filhote tem 4 anos e 9 meses, e está muito atrasado nessa questão da psicomotricidade fina, sinto que é como se ele não tivesse mta força nos dedinhos, e nem controle pra tal, apesar de pegar bem no lápis. De início gostava de fazer seus rabiscos e pintar, mas agora, penso que se sentiu tão frustrado por não consguir fazer direito, que passou a evitar, resistir a fazer qualquer exercício desses. Resultado, está super atrasado no grafismo. Não sei como trabalhar isso com ele e as professoras parecem ter desistido de ensiná-lo, alegando não saberem mais o que fazer pra ultrapassar o desinteresse dele, bem como a resistência em fazer exercícios que treine o grafismo. Poderia, por favor, dar-me algumas dicas? Ele também ama animais, e vou tentar usar essa dica com ele. Obrigada e força sempre!
    Maysa

    ResponderExcluir