quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

KEFIR DE ÁGUA - PROBIÓTICO

A Organização Mundial de Saúde define probióticos como “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro”  (FAO/WHO, 2001).
O uso de  probióticos é considerado muito benéfico para crianças com autismo, devido aos vários problemas intestinais que elas apresentam.
Nesse final de semana ganhei, de um amigo, vários grãos de Kefir de água, que é um probiótico super completo. Ele é obtido a partir de alguém que o tem, não é comercializado.
Os probióticos comprados em farmácias são mais caros e não têm a composição tão rica como a deste probiótico que é cultivado em casa .
O kefir de água tem os seguintes microorganismos: Lactobacillus brevis, Lactobacillus casei rhamnosus, Lactobacillus alactosus, Lactobacillus casei casei, Lactobacillus pseudoplantarum, Lactobacillus plantarum, Streptococcus lactis, cremeris Streptococcus, Leuconostoc mesenteroides, florentinus cerevisiae, Saccharomyces pretoriensis, Kloeckera apiculata, lambica Candida , valida Candida. 
 (Fonte Dolores Peñalver-Sánchez , que tem várias informações interessantes)
O kefir previne putrefação intestinal, que é a causa de distúrbios múltiplos e
contribui para a depuração do organismo. Ele não altera o processo digestivo.
Li vários sites sobre o kefir de água e existem informações contraditórias como manipular ou não com utensílios de metal, comer ou não os grãos, usar mel ou não na água. Mas me parece que não existe problema algum com o metal, o mel e os grãos.
Um bom site é o www.kefir.50webs.org/. Mas é bom que cada um procure o que achar melhor.
O meu está sendo feito com açúcar mascavo.  Coloco 2 colheres de sopa de grãos de kefir em 1 litro de água mineral previamente misturada a 2 colheres de sopa de açúcar mascavo.  Deixo descansando 24 horas e depois tiro a água fermentada, passo uma água nos grãos e começo tudo de novo.
 Nos EUA eles costumam colocá-lo em água de coco, mas tenho um pouco de medo, porque a água de coco é um meio muito fértil para o desenvolvimento de bactérias nocivas também. No YouTube existem vários vídeos ensinando a fazê-lo.
Um bom vídeo é o  coconut water kefir with Steve Jacobson www.culturedprobiotics.com

 Cristina

Um comentário:

  1. Esse Site tem doadores de Kefir (Iogurte Probiótico infinito) em todo do Brasil, além de outros 5 tipos de probióticos diferentes. Todos atuam na melhoria do intestino, auxiliam no emagrecimento, no controle do diabetes e aumento da imunidade, fortalecendo o organismo até contra o vírus H1N1, no tratamento da dengue e zika vírus. O ideal é entrar em contato com o doador mais próximo de você e combinar a entrega. http://probioticosbrasil.wix.com/probioticosbrasil

    ResponderExcluir