segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O Dilema do Onívoro

Estou  fissurada por livros e aumentando meus conhecimentos sobre nutrição.
Por indicaçao de uma amiga, comprei o "Dilema do Onívoro". AMEI! A leitura é simples e fácil, e o conteúdo nos informa sobre a crise do aumento da obesidade dos EUA, por que e como isso aconteceu!



O livro explica a participação da indústria agrícola nos alimentos que chegam à nossa mesa, disseca o processamentos dos alimentos, o IMUNDO processo de criação de animais,  e ainda nos conta o processo de produção de alimentos do Mc Donald's.

Segue alguns trechos marcantes:

"Essa instalação se parece como uma cidade pré-moderna, sem espaço, imunda e mal-cheirosa, com o esgoto a céu aberto, ruas sem pavimentação e o ar tornado visível pela poeira. (...) A concentração de animais em meio à falta de higiene sempre foi uma receita para doenças. A única razão pela qual não ocorrem epidemias como nas cidades humanas medievais é o uso intensivo de antibióticos. (...) Essa alimentação da à carne a textura e o sabor que os consumidores norte-americanos passaram a gostar. No entanto, essa carne é menos saudável para nós, já que contem teor mais elevado de gorduras saturadas e menos ômega-3 do que as carnes do bovino alimentado no pasto. (...) Na medida em que se avança na compreensão desse sistema de produção, torna-se inevitável questionar se o que parece racional não é também uma loucura total".

"Daí, o caminho até o McDonald's é denso de truques apoiados em estudos de mercado e na "ciência da alimentação". Foi o esforço para aumentar a receita de cadeias de cinema que, depois de muitas experiências, levou à criação dos imensos sacos de pipoca e copos de soda que hoje estão presentes em todos os locais dos EUA, tendo as crianças como alvo principal. Três em cada cinco norte-americanos têm o peso mais elevado do que o recomendável, um em cada cinco é obeso, e cada criança nascida depois de 2000 tem 33% de possibilidades de desenvolver diabetes."

Após a leitura desse livro, fiquei ainda mais atenta aos alimentos que compro para minha casa, e tenho certeza que voces tambem se sensibilizaram com esse assunto.

Vale a pena ler esse livro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário