domingo, 19 de junho de 2011

AUTISMO no BRASIL: ajude a ADEFA a conhecer melhor e a mudar essa história.


A ADEFA NÃO FUNCIONA MAIS NEM EM MONTES CLAROS, NEM EM NITERÓI. ELA ESTÁ PASSANDO POR UM MOMENTO DE REESTRUTURAÇÃO E SEU SITE TAMBÉM NÃO ESTÁ  FUNCIONANDO.




Muita gente ainda não conhece a ADEFA.

A ADEFA começou em 2006 como Associação em Defesa do Autismo e em  2010, com uma alteração estatutária, passou a ser ADEFA – AUTISMO DESENVOLVIMENTO FELIZ COM AMOR. Agora ela é uma OSCIP, o que facilita a obtenção de recursos para desenvolver projetos de pesquisa, de tratamento, e outros, a fim de oferecer o direito pleno da cidadania a todo cidadão deficiente.

Eles estão “em transformação”.
De .com passaram para .org, de Niterói/RJ se mudaram para Montes Claros/MG.

 A ADEFA trabalha com PESQUISA-INTERVENÇÃO-CAPACITAÇÃO. Tem protocolos de intervenção comportamental e metabólica, e seu princípio é a individualidade biológica.


Uma das principais iniciativas da ADEFA é o mapeamento do autismo no Brasil.

É a partir desse mapeamento que conheceremos sua realidade em nosso país. Isso facilitará a busca por tratamentos, protocolos e políticas específicas.

Saiba um pouco sobre a história da ADEFA, lendo o texto abaixo.

E não deixe de preencher e enviar o formulário para o mapeamento, clicando na Anamnese do Levantamento Estatístico, no link




Agora, se você quiser participar realmente da mudança da história do autismo no Brasil, clique no link abaixo e seja um parceiro da ADEFA.





HISTÓRICO ADEFA

Tudo começou quando descobrimos que meu neto era autista, após inúmeras pesquisas na internet pela bióloga Eloah Antunes mãe de Luan, iniciamos uma batalha para tratarmos dele, não existia médicos preparados para esta linha de tratamento e pouquíssimos profissionais terapeutas. Nessa caminhada nos unimos a um grupo de pessoas que de alguma forma estavam ligadas ao autismo: pais, familiares, amigos e profissionais da área e com muita luta e otimismo criamos a ASSOCIAÇÃO EM DEFESA DO AUTISTA - ADEFA em 29 de novembro de 2006.
O nosso objetivo era trazer para o Brasil tratamentos efetivos e adequados a fim de promover a cura ou a qualidade de vida dos autistas e de seus familiares que se encontravam numa devastadora desordem tanto na área de saúde física e mental quanto na espiritual.
Com muita energia e determinação começamos um trabalho ousado, usando muita criatividade e com muita fé e esperança, pois não recebíamos nenhum recurso público. Alguns pais se associaram e passaram a contribuir de alguma forma, mas ainda muito pouco que não dava nem para pagar a conta do telefone. Iniciamos realizando palestras, cursos, congressos, orientação aos pais e profissionais pessoalmente e via internet, a fim de concretizar o mais rápido os nossos objetivos.
Neste momento tivemos a ajuda de muitos voluntários no mundo todo e especialmente uma mãe brasileira que mora nos Estados Unidos a Simone Filomeno que nos forneceu muitas orientações e contatos, a psicóloga Sandra Cerqueira que nos apoiou em todo processo inicial como voluntária.
Tínhamos que agir rápido, pois quanto mais precoce o tratamento melhores são os resultados. Desta forma as informações iam chegando a pais de todo mundo e os autistas e familiares podiam ter disponível a educação e os tratamentos efetivos para seus filhos.
Somos advogados, familiares, cientistas, médicos, terapeutas e outros que formam uma comunidade que com paixão está mudando a historia em que havia mais frustrações que vitórias.
AGORA, ESTAMOS VIRANDO A MARÉ.

A ESPERANÇA ESTA NO AR. É uma longa luta e nós estamos com toda disposição.
Temos orgulho de saber que a ADEFA esta fazendo sua parte para mudar a história do autismo.

Em 2008 criamos o 1º PROJETO PILOTO CLÍNICA ESCOLA METAMORFOSE, dirigido pela pedagoga Julceli Antunes e coordenado pela psicóloga Sandra Cerqueira, com objetivo de realizar uma pesquisa científica adotando o tripé: tratamento biomédico, terapia comportamental e nutricional. Foi um sucesso de resultado, todas as crianças obtiveram melhor qualidade de vida.
Pela necessidade das famílias em permanecerem com seus filhos numa escola que atendesse de forma apropriada, foi criada uma Escola Inclusiva, porém não fazendo parte da ADEFA, mas utilizando todas as metodologias aplicadas no Projeto Piloto e o espaço da ADEFA.
Em 17 de maio de 2010 A ADEFA passa por uma alteração estatutária, passando o nome para ADEFA – AUTISMO DESENVOLVIMENTO FELIZ COM AMOR, percebemos a necessidade de buscar recursos para desenvolver projetos de pesquisa, de tratamento, lazer, esporte, cultura para autistas, outras deficiências e familiares, a fim de oferecer o direito pleno da cidadania a todo cidadão deficiente.

Precisamos do apoio da sociedade para que possamos realizar nossos objetivos estatutários.






Um comentário:

  1. Trabalho com criancas de leve autismo e gostaria de obter a camiseta do dia A (azul) ! Como fasso ? mayara_malin@hotmail.com

    ResponderExcluir