quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O que mais valeu


Depois de um período de muita correria, volto a ter tempo para contar novidades.
No último mês participei de I Seminário Mineiro sobre Autismo. Fiquei impressionada ao ouvir o Dr. Walter Camargos falar que hoje a cada criança com Síndrome de Down que vemos, deixamos de perceber 6 crianças no espectro autista passando por nós... Ele falou sobre tratamentos, inclusive falou uma coisa que achei muito interessante: quando quiser que seu filho autista olhe para você, fale “olhe nos meus olhos” e não “olhe para mim”. Temos sempre que nos lembrar de que o entendimento deles é literal, “olhar para mim” inclui desde o dedão do pé até a ponta do cabelo...  Ele não fala nada sobre alimentação e desintoxicação, mas mais uma vez acho que é hora de pensarmos: o que está desencadeando esse aumento de crianças dentro do espectro autista? A genética muda tão rápido assim, ou as agressões do meio ambiente ao nosso organismo estão aumentando?
Fechando o seminário tivemos Cláudia Marcelino.  Todo mundo escutando quietinho, pessoas que trabalham com autistas e que nunca escutaram sobre a importância da alimentação e da desintoxicação para o desenvolvimento de alguns (é bom sempre lembrar que esse espectro é bem amplo, não existe uma solução única). Mas, quando ela começou a contar a história de seu filho, Maurício, e de sua luta para tirá-lo do autismo, não teve quem não se emocionasse! Ver os vídeos e fotos de como ele era, como mergulhou no autismo, e a luta dela para tirá-lo de lá, mexeu com todo mundo! Pena que o tempo se esgotou, porque foi a hora que todo mundo quis escutar mais, aprender mais.
Valeu ter a conhecido pessoalmente, pois éramos amigas de “email”.
Valeu ter conhecido a Grazi (fono) e a Ingrid (terapeuta ocupacional), que trabalham no projeto “Obra Prima” de apoio a pais e filhos com necessidades especiais. Junto a elas trabalha o Maurício, que só conheço pelo blog, mas que pretendo conhecer pessoalmente em breve, pois prometi uma visita ao projeto para conversarmos mais sobre a alimentação e a desintoxicação.
Valeu ter conhecido duas irmãs, Karla e Luiza, “meninas” fofas que têm o site www.estouautista.com.br  Por amor ao irmãozinho autista elas participam de tudo, vão atrás de tudo que se refira ao autismo. Parabéns meninas, pelo que vi, vocês já estão colhendo frutos!
Valeu por, enfim, ter conhecido a Mariel e a Carol, da ADEFA!  Ver como elas se dedicam aos autistas. Valeu saber do progresso que já conseguiram com as crianças de Montes Claros, com meses de tratamento, e com o mínimo de condições, pois a ADEFA sobrevive só com doações. A ADEFA ainda vai surpreender muita gente! Mariel está sempre em busca não do sonho, do que gostaríamos, mas da realidade, do dia a dia, do que podemos fazer para melhorar a vida de nossos meninos, aqui e agora. Mesmo que muitos não acreditem,ela, assim como nós, continua construindo um castelo de areia na chuva. Um dia a chuva vai parar e ele vai ficar de pé.  Ela, Carol, Cláudia, Grazi, Ingrid, Karla, Luiza  e muitas e muitos outros que temos conhecido expressam exatamente o que eu e Marcela pensamos:
SANTA DE CASA FAZ MILAGRE SIM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário