quinta-feira, 31 de março de 2011

Pesquisa Autismo x Methyl B12 - Dra. Aila Reis

Seis meses de Santa já se vão.
Dr. Chen foi um marco na vida de Ana e na nossa.
Estudamos muito, aprendemos, começamos a fazer ligações entre coisas que antes nem conhecíamos bem.
Desintoxicação, nutrição, enzimas, biologia molecular...
E foi esse estudo que nos levou para uma nova fase.
Cada hora lendo um livro ou um artigo diferente, um termo começou a chamar nossa atenção, a Vitamina B12, principalmente na forma Methyl B12.
Um  artigo sobre um médico peruano, falava de seus estudos, que ligam a falta de vitamina B12 a convulsões e problemas neurológicos. Livros sobre tratamento de autismo nos EUA  falavam da melhora que as crianças apresentam com injeções de Methyl B12. Em outro artigo um médico falava que exames de sangue com níveis normais de vitamina B12 não significam que o nível intracelular esteja bom. Foram várias referências, em vários lugares diferentes. Resultado: lá fomos nós atrás dessas injeções.
Logo vimos que encontrar a Methyl B12 injetável aqui no Brasil, não era possível. Marcela tentou comprá-la nos EUA, mas não achou em nenhuma farmácia.
Perguntei para a Dra Mírian Fabíola, neurologista da Ana o que ela achava,  e ela me aconselhou a procurar uma neuropsicóloga, Dra. Aila Reis, que estava estudando a relação autismo x epilepsia. Talvez ela tivesse alguma informação.
Conversando com Afrânio , meu ginecologista, uma das únicas pessoas que já tinham ouvido falar dessas injeções aqui, mais uma vez apareceu o nome da Aila. Foram tantos elogios que ele fez a ela, que não tive mais dúvidas, corri para marcar um encontro com ela.
Nos encontramos pela primeira vez no dia 13 de dezembro. Foi empatia à primeira vista. De forma simples e clara ela explicou o que achava do funcionamento do cérebro dos autistas. Fiquei impressionada com seu conhecimento. Falando sobre as sinapses, uma palavra me chamou a atenção: glicoproteína. Me lembrei que já tinha lido sobre ela em algum lugar...
Como ela estava saindo de férias, combinamos de continuar nossa conversa em fevereiro.
Chegando em casa fui direto procurar a glicoproteína, e lá estava ela, juntinho da B12!
Daí para a frente comecei a mandar para ela tudo que achava sobre a Methyl B12. Eu, da methyl e da glicop sei pouco mais do que os nomes. Ela já sabe tudo!
Nessa semana nos encontramos outra vez. Mais uma vez fiquei impressionada com ela.
Só conhecendo-a pessoalmente para ver a energia e a segurança que ela transmite, e a facilidade com que ela consegue relacionar tudo que para mim não passa de intuição.
A ótima notícia é que ela acha que realmente vale a pena estudar o efeito das injeções de Methyl B12 em autistas!
Estamos relacionando exames, endereço de laboratórios, fabricantes de injeções de Methyl B12, selecionando pessoas e tentando montar um protocolo a ser seguido.
Estamos apenas no esboço, mas tenho certeza que, assim como foi com Dr. Chen,  este vai ser um novo marco na vida de Ana. Assim que estiver tudo acertado, vamos criar uma página aqui no blog para ir acompanhando os acontecimentos.
Há muitos anos atrás, assisti um filme de Spielberg, chamado  “O Império do Sol”. O filme conta a história de um menino inglês de 11 anos, que vive em Xangai e acaba se perdendo dos pais e indo para um campo de concentração japonês.  Do princípio ao fim do filme, o que chama a atenção é que ele nunca fecha os olhos. Tem uma cena, em que ele canta em homenagem aos soldados japoneses, que é uma das coisas mais bonitas e, ao mesmo tempo, mais tristes que já vi. A gente sente a solidão dele. No final, ele reencontra sua família e, só aí, pode relaxar e fechar os olhos. O filme não tem nada a ver com o autismo. Tem a ver com esperança.
Acho que, como eu, muitas mães se sentem assim. Em nosso caso, vivemos procurando um jeito de resgatar nossos filhos, esperando que um dia possamos encontrá-los, abraçá-los e, enfim, fechar nossos olhos.
Se com essa pesquisa, uma só criança puder ser resgatada, já terá valido à pena. Mas tomara que sejam mais, e tomara que Ana esteja entre elas.
Outro dia, vendo um episódio de uma série com Silvia, apareceu um significado para o nome Ana, que eu ainda não tinha visto: esperança. Um significado que combina com o verde dos olhos de minha Ana...



quarta-feira, 30 de março de 2011

2 de Abril - Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo


 O dia 2 de abril, foi decretado pela ONU como o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, tendo como objetivo a sensibilização da população mundial sobre a síndrome que hoje acomete 1 em cada 110 crianças, em diferentes graus e intensidade.

Para comemorá-lo, a Defensoria Pública de São Paulo vai lançar a cartilha
"DIREITOS DAS PESSOAS COM AUTISMO".

Além dos direitos, a cartilha traz orientações sobre a rede de atendimento especializada e informações sobre sintomas, diagnóstico e tratamento.
Quem quiser ter acesso a essa cartilha, pode acessar o site:
http://www.defensoria.sp.gov.br/

segunda-feira, 28 de março de 2011

Alfabetização e Autismo

Alfabetizar crianças com Autismo é uma tarefa NADA fácil! Tenho que driblar a falta de atenção, lidar com a dificuldade de atenção direcionada e inventar novos métodos todos os dias, para não cair na rotina e tornar a terapia um momento de diversão. UFA!
Sendo assim, estou sempre a procura de brinquedos e jogos que possam me ajudar nessa difícil tarefa.
Hoje encontrei essa prancha:



É ótima para ensinar as letras, os números e coordenação motora.

Para quem quiser, a encontrei em uma loja de brinquedos na Rua Lavras, bem perto do Pátio Savassi.

terça-feira, 22 de março de 2011

Mundo Diet

Outro dia, passando pela Av. Carandaí, entrei numa loja que ainda não conhecia, a Mundo Diet. Pela propaganda, parece que é um espaço só de produtos para diabéticos.
Mas, foi uma boa surpresa. Eles têm várias opções de produtos SGSC.
Vendem o Endul, xarope de agave, por um preço muito bom e têm uma variedade incrível de massas sem glúten.


O endereço é Av. Carandaí, 139 - Santa Efigênia.
Eles também têm serviço de entrega.
O site é: http://www.diabetesmundodiet.com.br/

domingo, 20 de março de 2011

Glúten vira cola no intestino e provoca diversas complicações

O inimigo de quem busca uma vida saudável está no pão, no bolo ou na cerveja. É o Glúten – uma substância encontrada no trigo, no centeio, na aveia e na cevada. Segundo médicos e especialistas, ao chegar no intestino o glúten transforma-se em uma espécie de cola grudando nas paredes intestinais. Com o passar do tempo, provoca saturação do aparelho digestivo, aumento da gordura na região do abdome, dores articulares, alergias cutâneas e depressão.

Muito desses problemas de saúde são em decorrência na mudança de cardápio dos brasileiros que passaram a comer em excesso alimentos ricos em glúten como pães, biscoitos, macarrão e bolos. Hoje até queijos embutidos vem com a substância. A nutróloga Clara do Brandão, do Ministério da Saúde, alerta para a criação de uma soberania alimentar. “Mandioca, milho e arroz no lugar do trigo importado, que faz tanto mal a saúde”, disse.

O corpo responde de diversas maneiras: obesidade, síndrome de resistência à insulina, deficiência de cálcio, alergias, diarréias e doenças auto-imunes. O nutrólogo João Curvo conta que os chineses consideram o excesso de glúten sinal de má higiene interna já que o metabolismo emperra, favorecendo bactérias que gostam de calor e estagnação.

Intestino sem glúten produz serotonina e gera alegria é a afirmação de especialistas da área nutricional. As dificuldades no começo da dieta podem aparecer por isso uma boa dica para ter o sucesso esperado é a ingestão constante de frutas, que além de leves são nutritivas e de baixa caloria. Outro fator importante é procurar no mercado alimentos produzidos com boa qualidade.

Pessoas alérgicas aos efeitos do glúten estão agindo de maneira mais radical e submetendo-se a colonterapia. Um procedimento de lavagem do intestino grosso que faz circular de 40 a 50 litros de água provocando uma limpeza geral. Um dado interessante: os alimentos em geral levam 18 horas da mastigação até a eliminação pelo reto. Alimento com o glúten leva 26 horas. Consumido em excesso vai retendo cada vez mais toxinas no organismo e promovendo a disbiose, que é a alteração da flora normal, com fermentação e retenção de líquidos. Podendo ocorrer uma série de doenças articulares, auto-imunes e depressão. Depois da colonterapia, o intestino volta a produzir o neurotransmissor da alegria – serotonima.

Ainda existem casos que as pessoas tem uma intolerância genética ao glúten, os celíacos. Pesquisas indicam que um em cada 300 brasileiros são portadores da doença. O diagnóstico é difícil pois é uma doença pouco conhecida no Brasil.

Problemas relacionados ao consumo de glúten

· Intolerância alimentar: o glúten é uma cola que adere as paredes intestinais e vai bloqueando o funcionamento do intestino. Os primeiros sintomas são intolerância alimentar, desconforto abdominal, gases e retenção de líquidos.
· Obesidade: Com o metabolismo lento não se processa devidamente os alimentos tendo como conseqüência o acúmulo de gordura abdominal.
· Baixa imunidade: afeta o sistema imunológico favorecendo doenças auto-imunes.
· Intoxicação e enxaqueca: o metabolismo estagnado dificulta a eliminação das toxinas elevando o risco de doenças como dores de cabeça e enxaquecas.
· Açúcar: Como o glúten é aliado do açúcar, seqüestrador do cálcio, aumentam os riscos de osteoporose, cáries, ranger de dentes, insônia, hipertensão e colesterol alto.



segunda-feira, 14 de março de 2011

Sistema Imunológico - Frequência de reparação do DNA

Ana está fazendo um tratamento na Cliteq, que se chama 528 - frequência de reparação do DNA. Ela já tinha feito esse tratamento com a Dr. Chen, nos EUA. Só que, o que aqui é feito com aparelhos, lá ela faz com as mãos.
Da última vez que fui aos EUA, Dr Chen me falou para colocar música para Ana, principalmente na hora de dormir. O ideal seria o canto gregoriano, ou mantras.
Aqui, Orestes (da Cliteq) falou o mesmo, e me explicou que o canto gregoriano e os mantras tem a frequência 528, ou seja, a frequência de restauração do DNA.
Essas coisas são meio demais para minha cabeça. Eu simplesmente acredito, e muito, nos dois. Mas tem muitas pessoas que não acreditam nesse tipo de tratamento.

Hoje, folheando o livro Anticancêr, de David Servan-Schreiber, que se tornou um dos meus livros de cabeceira, fiquei muito feliz ao reler esse texto:
" De fato, ao que parece, a prática do rosário foi introduzida na Europa pelos cruzados, que copiaram dos árabes, que por sua vez a aprenderam com os monges tibetanos e os mestres de ioga da Índia. A descoberta da harmonização dos rítmos biológicos para o bem-estar e a saúde remonta, pois, aos tempos mais distantes.
Em 2006, Julian Thayer e Esther Sternberg, pesquisadores da Universidade de Ohio e do Instituto Nacional de Saúde americano, publicaram em Annals of the New York Academy of Sciences um resumo de todos os trabalhos realizados a respeito da amplitude dos rítmos biológicos. Eles concluíram que tudo que os amplifica está associado a numerosos benefícios para a saúde. Em particular:
- melhor funcionamento do sistema imunológico;
- redução da inflamação;
- melhor controle da taxa de açúcar no sangue.
São, justamente, os três fatores que agem contra o desenvolvimento do câncer!"
Fiquei muito feliz. É bom ver que, mais cedo ou mais tarde, a ciência acaba explicando o, aparentemente, inexplicável.

Cristina

domingo, 13 de março de 2011

Desintoxicação - Escalda pés

Já falei aqui sobre a desintoxicação de metais pesados que Ana está fazendo na Cliteq, com o Orestes.
Como hoje em dia fica praticamente impossível fazermos tudo que gostaríamos para ajudar nossos filhos, seja por falta de tempo, ou por falta de dinheiro, uma ótima opção  de desintoxicação é nosso velho conhecido escalda pés.
Cada pessoa dá uma receita diferente para fazê-lo, mas até agora, acho que a do livro
Alimentação desintoxicante PARA ATIVAR O SISTEMA IMUNOLÓGICO  de Conceição Trucom, é a melhor.
Ela usa o sulfato de magnésio, que para quem não conhece é o antigo "sal amargo", tão usado por nossas avós. O escalda pés com sal não pode ser feito todos os dias. Segundo o Orestes, 1 vez por semana é uma boa frequência. Em seu livro, Conceição nos dá a seguinte receita:
"use uma bacia, balde ou similar ( de preferência não de plástico), grande o suficiente para conter os pés de modo confortável; encha o recipiente com água quente ( sem exceder os 40ºC) na quantidade certa para cobrir por completo os tornozelos e dissolva de três a cinco colheres (sopa) de sulfato de magnésio;sente confortavelmente, usando roupas folgadas e joelhos cobertos; mergulhe aos poucos os pés na água e cubra as pernas com uma toalha; coloque um agasalho ou manta nas costas; ao final, enxague os pés com água fria e pura, para interromper o processo de corrosão das toxinas; seque bem os pés, calce meias e vá direto para a cama, cobrindo-se adequadamente."
Além dessa receita, o livro tem muita informação sobre como podemos melhorar nosso sistema imunológico, com ações fáceis e adaptáveis a nosso dia a dia.
Acho que esse livro é uma das leituras obrigatórias para quem, como nós, tem que estar tentando fortalecer cada vez mais o sistema imunológico dos filhos. E, é lógico, o nosso também!
Cristina

sábado, 12 de março de 2011

Chá


Estou estudando herbologia novamente. E como gosto muito de chá, na verdade tomo chá todos os dias, além de ser relaxante faz muito bem a saúde. Durante essa semana ou nas próximas semanas vou publicar dicas de alguns dos chá que costumo consumir, e claro o que eles podem trazer de benefícos para nossa saúde.

Chá para mim é simples e prático, água quente, saquinho ou evas e pronto. Não costumo colocar açucar ou adoçantes e nem consigo beber eles gelados ou frios. O chá verde, Chá branco e Chá vermelho realmente emagrecem, porém só fazem efeito se você diminuir a alimentação e práticar esporte ou caminhada.

Algumas dicas bacanas sobre chás medicinais é que realmente fazem efeito, não é lenda ou crendisses. Os chás como hortelã, canela, preto, alecrim e outros.

Para o preparo dos chás, recomenda-se o uso de recipientes esmaltados, inoxidáveis, de vidro, de barro ou de louça, de preferência nunca utilizar recipientes de alumínio, cobre, estanho ou ferro, porque podem soltar resíduos.


quinta-feira, 10 de março de 2011

Metil B12

Eu e a Cristina estamos estudando sistematicamente a ligação entre a deficiencia da Metil B12 com o Autismo. Muito se fala, muito se estuda, mas ainda pouco se entende. A vitamina estar presente no organismo nao é o suficiente, é necessário que ela seja absorvida de maneira eficaz.
Ainda nao encontramos quem, ou como, injetar essa vitamina para que o corpo consiga absorve-la.
Segue um estudo para voces começarem a entender um pouco do assunto! E quem já tiver novidades, por favor, entre em contato com a gente!


A vitamina B12 é hidrossolúvel, não-sintetizada pelo organismo humano, presente em alimentos de origem animal. Sua deficiência é muito freqüente entre idosos, vegetarianos e indivíduos que adotam baixa dieta protéica ou apresentam problemas de absorção gastrintestinal como no Autismo. A deficiência de vitamina B12 leva a transtornos hematológicos, neurológicos e cardiovasculares, principalmente, por interferir no metabolismo da homocisteína (Hcy) e nas reações de metilação do organismo. Muitas vezes a deficiência pode permanecer assintomática por longos períodos, desencadeando uma deficiência crônica que, se mantida, pode levar a manifestações neurológicas irreversíveis.
A vitamina B12, ou cianocobalamina, faz parte de uma família de compostos denominados genericamente de cobalaminas. É uma vitamina hidrossolúvel, sintetizada exclusivamente por microrganismos, encontrada em praticamente todos os tecidos animais e estocada primariamente no fígado na forma de adenosilcobalamina. A fonte natural de vitamina B12 na dieta humana restringe-se a alimentos de origem animal, especialmente leite, carne e ovos.
O nome do grupo é cobalamina e ele pode apresentar diferentes ligantes, cada um conferindo um nome diferente: metil (metilcobalamina), hidroxil (hidrocobalamina), água (aquacobalamina), cianeto (cianocobalamina) e S-deoxiadenosina (deoxiadenosilcobalamina). Quimicamente, o termo vitamina B12 refere-se a hidroxicobalamina ou cianocobalamina, ainda que genericamente seja aplicado para todas as formas de cobalamina. A forma predominante no soro é a metilcobalamina, e no citosol, a adenosilcobalamina
A Metilcocalamina nos fornece grupo de Metil à faixa de mielina que isola as fibras nervosas e regenera danos nos neurônios. Numa deficiência de B12, os ácidos graxos tóxicos destroem essa faixa de mielina. As boas notícias são que grandes doses de B12 podem repará-la.
A vitamina B12 tem, um importante papel nos glóbulos vermelhos, prevenindo e tratando a anemia, produzindo reações de metilação do DNA e de regulação do sistema imunitário.
A vitamina B12 é essencial em diversas reações bioquímicas na natureza, a maioria das quais implica redistribuição de hidrogênios e de carbonos. No organismo humano funciona como um co-fator essencial para duas enzimas: metionina sintase e L-metilmalonil-coA mutase, ambas direta ou indiretamente envolvidas no metabolismo da homocisteína (Hcy). A metionina sintetase promove a metilação da Hcy à metionina, tendo o 5-metiltetraidrofolato (5-MTHF) como doador de grupamento metil e a metilcobalamina como co-fator. Após a metilação da Hcy, a metionina formada é condensada com o trifosfato de adenosina (ATP), resultando na S-adenosilmetionina (SAM). Em seguida, por uma reação de desmetilação, forma-se a S-adenosil-homocisteína (SAH) com posterior hidrólise para liberar adenosina e Hcy, completando o ciclo. A metilação da Hcy serve para repor os estoques de SAM quando a metionina dietética estiver em baixos níveis. A SAM é o único doador de grupamentos metil para numerosas reações de metilação, incluindo algumas essenciais para a manutenção da mielina. Assim, além do aumento de Hcy, a deficiência de vitamina B12 causará diminuição da SAM e conseqüente redução de importantes reações de transmetilação do organismo, provocando defeitos desmielinizantes no sistema nervoso.
A deficiência de vitamina B12 inibe a função da metionina sintase e da L-metilmalonil-coA mutase, gerando Hcy e comprometendo as reações de metilação que levarão ao desenvolvimento de patologias principalmente cérebro e cardiovasculares de diferentes graus de severidade, podendo até mesmo tornarem-se irreversíveis. Além disso, deficiências subclínicas da vitamina B12 podem contribuir silenciosamente para problemas cardíacos e neurológicos, desde os de ordem sensoriais até os distúrbios psiquiátricos e da aprendizagem. Por estas razões, a suplementação de Metilcobalamina pode ser muito importante para diminuição de manifestações neurológicas no Autismo.

terça-feira, 8 de março de 2011

Alergia ao Leite de vaca x Intolerancia à Lactose

Achei uma cartilha super interessante no posto de vacina outro dia: ela explica a diferença entre a alergia ao leite de vaca e a intolerância à lactose.


INTOLERÂNCIA À LACTOSE:
É uma dificuldade do organismo para digerir a absorver o açucar do leite (lactose). É mais comum em adultos do que em crianças e seu sintoma é: diarréia, cólicas, distensão abdominal e nâuseas, que podem ocorrer em minutos ou horas após a ingestão do leite da vaca.

ALERGIA AO LEITE DA VACA
É uma reação alérgica à proteína do leite da vaca, e é muito mais comum em crianças, especialmente em bebês. Os sintomas como vômito, cólicas, diarréia, dor abdominal, prisão de ventre, presença de sangue nas fezes, dermatites, problemas respiratórios e emagrecimento podem ocorrem em minutos, horas ou dias após a ingestão de leite de vaca ou derivados, se forma persistente ou repetitiva.

Para maiores informações, acessem o site http://www.alergiaaoleitedevaca.com.br/


domingo, 6 de março de 2011

Bolo de Nozes SGSC

Gente,  tenho essa receita há muito tempo, mas não tinha  percebido como era fácil transformá-la em SGSC.
Além disso, as nozes podem ser substituídas por avelãs, castanhas do Pará ou amendoim. Todos ficam deliciosos!
A única coisa que precisamos fazer é guardar qualquer pedacinho de pão SGSC que usamos e depois transformá-los em farinha de rosca SGSC. Pronto, o resto é fácil. Vejam a receita:

1/2 kg de nozes moídas;
12 ovos;
400 gr de açúcar;
6 colheres de sopa de farinha de rosca SGSC.

Bater as claras em neve, juntar o açúcar e continuar batendo. Colocar as gemas, uma a uma, e bater mais.
Por último, misturar a farinha e as nozes moídas.
Colocar num tabuleiro untado e salpicado com farinha de rosca e assar por, mais ou menos, 20 minutos, em forno pré aquecido a 180°.
Se quiser rechear ( com baba de moça fica uma delícia), divida a massa em dois tabuleiros. É mais fácil assá-los separados do que dividir a massa depois. Para cobrir, use um creme de chocolate.

Cristina

Material educacional sobre a dieta SGSC

"Olá amigos,

Mais um material educacional de apoio e de grande valor, especialmente para as famílias que
usam a dieta SGSC como apoio no tratamento de suas crianças.
Usem e abusem desta cartilha.
Repassem o link para outros grupos e para todos que vcs acham que tenham interesse.

Peço gentilmente que repassem o link e não a cartilha.
Desta forma poderemos medir o interesse e tirada da cartilha monitorando as estatísticas do site Rio sem Glúten.
Obrigada pela compreensão."

http://www.riosemgluten.com/Crianca_autista_em_dieta_sgsc_indo_para_escola.pdf

sexta-feira, 4 de março de 2011

Intoxicação de metais pesados x Autismo

Muito tem sido falado sobre a intoxicação de metais pesados e Autismo! Achei mais um site super bacana e com informaçoes super claras e diretas!

CONFIRAM
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/1187


Beijos,
Marcela

terça-feira, 1 de março de 2011

Maracujá

Maracujá da sono


Mito ou verdade?
Bom, o maracujá é um fruto que oferece muitos benefícios, pois contém vitamina A, C e do complexo B, além de conter uma excelente quantidade de Ferro, Sódio, Cálcio e fósforo.
O maracujá possui algumas propriedades que funcionam sim, como calmante. Por esse motivo é que muitas pessoas dizem que o Maracujá ajuda a acalmar uma pessoa. Alguns especialistas indicam o fruto ao invés de medicamentos, pois é natural e não vai agredir o funcionamento do seu organismo.
Existem várias espécies de maracujá, cada uma com seus ativos. Os que possuem a casca mais enrugada possuem a polpa mais adocicada, e o de casca lisa a polpa mais acida, com o gostinho de azedo.
O maracujá é muito utilizado como xaropes, sucos, sorvetes, doces, e calmantes caseiros, porém não é indicado abusar muito desse beneficio. O recomendado é beber um copo de suco e maracujá natural por dia.
O Brasil hoje é o maior produtor dessa fruta. O maracujá ainda ajuda a baixar o açúcar do sangue, indicado principalmente para quem sofre com a diabete. Ajuda a regularizar as toxinas do organismo, além de ser usado como um aliado a beleza, usado em vários cosméticos para a pele e para o cabelo.
Então, não deixe de conhecer as propriedades do maracujá. Tenho certeza que vai lhe fazer muito bem.