sábado, 27 de abril de 2013

Prebióticos e Probióticos

Algumas mães têm me perguntado sobre o uso de probióticos.

Como já falei aqui, num post sobre o kefir, o uso de  probióticos é considerado muito benéfico para crianças com autismo, devido aos vários problemas intestinais que elas apresentam.
Os probióticos comprados em farmácias são mais caros e não têm a composição tão rica como a do kefir, que é cultivado em casa.
O kefir de água tem os seguintes micro-organismos: Lactobacillus brevis, Lactobacillus casei rhamnosus, Lactobacillus alactosus, Lactobacillus casei casei, Lactobacillus pseudoplantarum, Lactobacillus plantarum, Streptococcus lactis, cremeris Streptococcus, Leuconostoc mesenteroides, florentinus cerevisiae, Saccharomyces pretoriensis, Kloeckera apiculata, lambica Candida , valida Candida. 
Mas, devido aos cuidados que sua produção exige, a maioria das pessoas acaba desistindo.
Existem vários probióticos à venda, mas para a Ana, por indicação do Silvio que trabalha com o Alexandre da Nova Ciência, dei o Lactofos, que é um produto que junta aos probióticos, o prebiótico FOS – Frutooligossacarídeo.
O termo probiótico significa "para a vida" e designa microrganismos vivos, que ao serem ingeridos, são capazes de promover o equilíbrio da flora intestinal, exercendo efeitos benéficos sobre a saúde além dos relacionados aos efeitos nutritivos em geral. Os microrganismos pertencem ao grupo das bactérias ácido lácticas, assim denominadas por fermentarem açúcares produzindo ácido láctico, e incluem fundamentalmente os lactobacilos e bifidobactérias. Os probióticos nutrem as bactérias benéficas e combatem a proliferação das patogênicas, bem como fortalecem o sistema imunológico, através de uma maior produção de células protetoras.
Os prebióticos são ingredientes ou grupo de ingredientes alimentares que não são digeridos pelas enzimas digestivas normais, presentes na parte superior do trato intestinal, mas que atuam estimulando o crescimento e a atividade de bactérias benéficas no intestino, como os Lactobacillus, Bifidobacterium, que beneficiam o hospedeiro, reduzindo o PH através do aumento da quantidade de ácidos orgânicos.

O FOS é uma fibra dietética solúvel extraída da raiz da chicória, que não é hidrolisada ou absorvida pelo trato digestivo, serve como substrato seletivo para as bifidobactérias (bactérias benéficas), é capaz de alterar a flora bacteriana do cólon a favor de uma composição saudável. Aumenta o número de bactérias benéficas, diminui o produção de bactérias patogênicas, reduz o PH colônico, diminui tempo de trânsito gastrointestinal, aumenta o peso fecal, melhora a tolerância a glicose, reduz os níveis plasmáticos de triglicérides e colesterol, possui efeito anticarcinogênico.  
Lactofos é a associação da fibra prebiótica com 4 tipos de cepas probióticas que em sinergia, tem um efeito benéfico no organismo, reconstituindo e reequilibrando a flora intestinal de forma natural. Atua como regulador da flora intestinal e vaginal, agindo nos quadros de constipação, diarréia e manifestações urogenitais indesejáveis. 

Os lactobacillus presentes no lactofos são: 

Lactobacillus Casei possui importante função imunomoduladora aumentando as defesas naturais do organismo

Lactobacillus Rhamnosus tem maior aderência à mucosa intestinal e maior competitividade com os patógenos. Eficiente no combate a inflamações intestinais

Lactobacillus Acidophilus tem ação anti-microbiana contra Staphylcoccus aureus, Salmonella, Escherichia Coli, Clostridium. Produz enzima lactase em grande quantidade, sendo essencial para indivíduos com intolerância a lactose (formação de gases, mau hálito, cólicas intestinais).

Bifidobacterium bifidum utiliza como estratégia no combate aos patógenos e fungos a fixação, multiplicação e competição pelos nutrientes. Melhora a absorção de ferro, cálcio e magnésio.

Informação de Composição
Composição   
Frutooligossacarídeos 6 gramas 
Lactobacillus casei 109 a 106 UFC 
Lactobacillus rhamnosus 109 a 106 UFC 
Lactobacillus acidophilus 109 a 106 UFC 
Bifidobacterium bifidum 109 a 106 UFC 
Indicação
Idosos, adultos e crianças 
Pessoas que fazem uso de medicamentos que agridem a flora intestinal 
Portadores de dislipidemias 
Disbiose intestinal (Constipação/Diarréia) 
Disbiose vaginal 
Alergias alimentares 

Nenhum comentário:

Postar um comentário