quarta-feira, 3 de agosto de 2016

A história da membrana celular e da mitocôndria

Café com Conhecimento

Conheça, através de uma paródia leve, a importância da membrana celular e seu impacto na nossa mitocôndria

Baseado em: http://nutritiongenome.com/all-health-starts-in-the-cell-membrane-and-mitochondria

Imagine a sua célula como o seu próprio reino pessoal. O núcleo e as mitocôndrias são o Rei e a Rainha, que abrigam o seu DNA. A membrana celular representa o fosso e a força de sua parede que cerca o castelo, e o citoplasma são os jardins circundantes. Sua fortaleza é reforçada por sua dieta baseada em ‘mocotó’, carnes orgânicas, peixes selvagens, ovos de galinhas orgânicas, frutas locais orgânicas, vegetais orgânicos, cogumelos orgânicos, nozes orgânicas, sementes orgânicas e grãos orgânicos. Às vezes esses alimentos são ‘disfarçados’ com óleo vegetal, açúcar, conservantes, produtos químicos e são apresentadas de uma forma agradável ao paladar e aos olhos. Fast food, açúcar, conservantes e alimentos processados ​​estão todos dentro do cavalo de Tróia que você permite adentrar (através do portão principal) em seu reino, ao consumir esses alimentos, criando uma guerra total no citoplasma ao criar um ‘portão’ para a célula. Agora que esse ‘portão’ foi criado, metais pesados, produtos químicos, vírus e bactériasapressam-se para atravessá-lo, para atacar o reino e ameaçar a vida do rei e da rainha. Você envia a sua defesa contra este ataque, enviando seus cavaleiros, arqueiros e tropas terrestres. A sobrevivência das suas células saudáveis ​​e reino depende de sua deficiência alimentar, toxicidade ou ambos.


A Genética da membrana celular e da mitocôndria

SOD1 e SOD3: Você precisa de mais zinco e cobre?

Superóxido dismutase é uma enzima que protege as células do stress oxidativo aumentado e dos danos que os radicais livres causam nas estruturas celulares como membranas, mitocôndrias, DNA e proteínas. A SOD1 está localizada no citoplasma, se liga ao cobre e zinco, e é uma das duas enzimas responsáveis ​​pela destruição dos radicais superóxidos livres no corpo. As mutações podem levar a uma diminuição da capacidade de lidar com o stress oxidativo.
O que isto significa para você? Se você tem uma mutação na SOD1 ou SOD3, você precisa ter certeza que está recebendo a dose de zinco e cobre adequada em sua dieta para proteger a parte externa das mitocôndrias. A dose diária de zinco deve ser muito maior, e a maioria de nós provavelmente têm muito cobre.

SOD2: Você precisa de mais manganês e antioxidantes?

SOD2 codifica a Mn-SOD (SOD mitocondrial manganês), que catalisa a dismutação de superóxido em peróxido de hidrogênio e água. Polimorfismos em SOD2 (+/- e +/+) estão associados com a atividade SOD reduzida.
SOD2 desempenha um papel crítico na proteção das células neuronais contra o stress oxidativo induzido por glutamato e cito toxicidade. Em concentrações elevadas, o glutamato é neurotóxico. Acredita-se que morte neuronal induzida por glutamato é um fator importante no desenvolvimento de várias doenças neuro degenerativas. Os dados indicam que as mitocôndrias são importantes alvos iniciais da neurotoxicidade induzida pelo glutamato oxidativo. Evitar glutamato monossódico e promover níveis saudáveis de GABA, ​​ajuda a evitar níveis elevados de glutamato.
O DNA mitocondrial é dez vezes mais susceptível a danos induzidos por radicais livres do que o DNA nuclear, levando a disfunção mitocondrial, perturbações de produção de energia celular e envelhecimento celular acelerado.
Estudos descobriram que além de folato, vários nutrientes antioxidantes e fito químicos têm o potencial de melhorar a reparação do DNA e reduzir lesões oxidativas do mesmo. Esses contributos alimentares poderiam, teoricamente, compensar defeitos hereditários em mecanismos de reparação. Além disso, indivíduos com polimorfismos hereditários que diminuem a atividade de sistemas de enzimas antioxidantes, podem ter uma maior exigência de antioxidantes na dieta para prevenir o dano ao DNA ou risco de câncer. Cordycepsnsis (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15506292) cogumelo medicinal raro, considerado durante séculos como uma das pedras basilares da medicina chinesa, reconhecidamente melhora a atividade do SOD nos glóbulos vermelhos, no cérebro e no fígado.
O que isto significa para você? Se você tem essa mutação, você precisa adicionar manganês em sua dieta a partir de mexilhões, avelãs, pinhões, nozes, macadâmia, amêndoas, grão de bico, espinafre, couve, chá preto, amoras, chocolate e lentilhas. Você também deve optar por um prato colorido que possa ofertar os micronutrientes necessários.

PEMT: Você precisa de mais Colina?

A fosfatidilcolina é catalisada pela enzima fosfatidiletanolamina - N - metiltransferase (PEMT), que é induzida por estrogênio.
Um polimorfismo genético comum (rs12325817) no gene PEMT, também pode aumentar o risco de deficiência de colina no organismo. Oitenta por cento das mulheres que são homozigotos para o SNP manifestam sinais de depleção de colina (disfunção hepática ou muscular), em relação a 43 % dos indivíduos com apenas uma cópia do alelo variante e 13 % dos indivíduos sem o SNP. Quase 75 % da população da Carolina do Norte nos Estados Unidos tem um alelo variante.
O que isto significa para você? Se você tem essa mutação, você deve comer alimentos ricos em colina, incluindo ovos e fígado para manter as membranas das células saudáveis.

BCMO1: Você precisa de suplementação adicional de vitamina A?

A enzima chave responsável pela conversão de betacaroteno na retina é o betacaroteno 15,15' - monoxigenase (BCMO1). Voluntários do sexo feminino que transportam uma variante em rs7501331 apresentaram uma capacidade reduzida em 32% na conversão do betacaroteno, já os em homozigose, apresentam redução de 69% na conversão do betacaroteno em retinol afetando, inclusive, a saúde da tireoide.
O que isto significa para você? Se você tem essa mutação, você deve obter a vitamina A em uma forma pró-retinol, de ovos, fígado e óleo de fígado de bacalhau, para a proteção interna da membrana celular.

Você apresenta sensibilidade à ingestão de óleos vegetais e suplementação de cálcio?

Mutações no gene CASR estão associadas a níveis séricos mais elevados de cálcio em indivíduos de origem europeia, indiana e asiática.
As gorduras poli-insaturadas (óleos vegetais), gorduras trans, alimentos fritos, como batatas fritas ou carne frita, leite em pó ou ovos em pó e fumo estão ligados ao colesterol oxidado (oxysterols), aumentando a esfingomielina nas membranas celulares das artérias coronárias. Isto leva a artérias obstruídas e melhora a interação entre a membrana e o cálcio iónico, aumentando assim o risco de calcificação arterial.
27 - hidroxicolesterol encontrado em gorduras fritas e alimentos processados ​​tem sido referenciado em estudos como "muito tóxico". As mulheres com menos de 60 anos de idade que foram submetidos a cirurgia de revascularização do miocárdio apresentaram 45 ng / mL oxysterols mais livres no plasma do que os indivíduos do grupo de controle. Da mesma forma, os homens com menos de 60 anos de idade que foram submetidos a cirurgia de revascularização do miocárdio apresentavam 50,7 ng oxysterols mais livres no plasma do que os do grupo de controle.
O que isto significa para você? Evite todos os óleos vegetais e alimentos fritos, certifique-se de que a sua ingestão de magnésio é maior do que a ingestão de cálcio, garanta níveis adequados de K2 para promover a saúde de suas membranas celulares.


Fontes:

1. H202:http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2763257/
2. Cell Membrane, C and E: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK9898/
3. PUFAhttp://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0005273612000156
4. CoQ10: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11229531
5. Food Dyes http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02652039609374376#.VjJIhoR8vzI
6. Strawberries: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24962387
7. Superoxide in Mitochondria: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0891584904004538
8. Cordyceps: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21061463
9. NO and ONOO-: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10989653
10. Melatonin, vitamin E: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7776173
11. OH in Mitochondria: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19490751
12. Vitamin/Minerals Mitochondria: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16102804
13. Vitamin A: Reishi: http://www.lifeextension.com/magazine/2013/2/how-reishi-combats-aging/page-01 15. Omega-3’s: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3205506/
16. mDNA by Ward Dean MD: http://www.vrp.com/neuroendocrine-theory-of-aging-chapter-3-part-two-the-energy-homeostat-the-source-for-cellular-energ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário